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Vol. 8 No. 03 (2025): História, linguagens e sociedade: formação e construção de saberes
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A presente edição da Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia reúne reflexões interdisciplinares e estudos críticos que dialogam com práticas pedagógicas, literatura, tecnologias educacionais, políticas curriculares e identidades culturais. Os artigos contemplam uma variedade de abordagens que contribuem para o enriquecimento do campo da educação e das humanidades, promovendo debates urgentes e necessários no contexto escolar e universitário.
Dentre as discussões contidas nas pesquisas publicadas, o artigo “O impacto da literatura infantil no desenvolvimento da criança” investiga o papel da leitura literária na formação subjetiva, emocional e cognitiva dos pequenos leitores, apontando como obras literárias podem atuar no estímulo à empatia, criatividade e habilidades linguísticas.
O texto “Elementos avaliativos no discurso docente sobre o emprego de tecnologias em sala de aula” analisa as percepções e resistências de professores quanto ao uso de ferramentas digitais no ensino de línguas, destacando os aspectos avaliativos que permeiam a integração tecnológica no cotidiano escolar. A discussão sobre políticas educacionais ganha força com o artigo “Utilização da Lei 10.639/03: um olhar para a prática escolar”, que examina a efetividade da aplicação da lei nas instituições de ensino e os desafios enfrentados para a construção de uma educação antirracista e plural. Complementando esse debate, o artigo “A criança preta no livro didático de história” propõe uma análise crítica do apagamento e da representação estereotipada da criança negra nos materiais didáticos, evidenciando a urgência de práticas curriculares mais inclusivas.
No campo da literatura e memória histórica, o artigo “Ditadura militar e a guerrilha do Araguaia: o discurso híbrido no romance Os pecados da tribo de José J. Veiga” discute as tensões entre ficção e história, interpretando os elementos discursivos que constituem a narrativa como recurso literário para denunciar as violências do regime militar brasileiro e as tensões advindas de movimentos como a Guerrilha do Araguaia.
A articulação entre cultura popular e ensino superior é abordada em “O uso da capoeira nas atividades de extensão na universidade”, que traz experiências formativas com a capoeira enquanto prática educativa, valorizando saberes afro-brasileiros no espaço acadêmico. E ainda nesta edição, o artigo “The Picture of Dorian Gray e sua receptividade em aulas de literatura de língua inglesa” discute estratégias metodológicas e as perspectivas de ensino ao trabalhar o clássico de Oscar Wilde em turmas do ensino superior, considerando questões de moralidade, estética e identidade. Também foram selecionados artigos do Direito que transitam dentro dessa proposta de interdisciplinaridade.
Cada artigo aqui publicado reafirma o compromisso desta revista com a promoção do pensamento crítico, a valorização da diversidade e o diálogo entre teoria e prática. Convidamos nossos leitores a explorarem os textos desta edição e toma-los como fonte complementar para construção de conhecimentos diversos e a ampliação das discussões propostas e afins.

Boa leitura,

Profa. Dra. Analice de Sousa Gomes

Published: 2025-08-08
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