THE PICTURE OF DORIAN GRAY E SUA RECEPTIVIDADE EM AULAS DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Evandro Rosa de Araújo Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Estética da Recepção, Ensino de Literatura, Romance, Literaturas de Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo visa, por meio da Estética da Recepção, discutir, problematizar e apresentar algumas considerações sobre o uso da obra The Picture of Dorian Gray, de Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, em aulas de Literaturas de Língua Inglesa. Com base nos construtos da Estética da Recepção, a presente pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio da observação de algumas aulas de Literaturas de Língua Inglesa II, do curso de Letras Português/Inglês, em uma unidade universitária do interior goiano, analisar a participação dos alunos e do professor da disciplina mencionada acima. A intenção foi apresentar aos dez alunos da disciplina a obra The Picture of Dorian Gray e motivá-los para a leitura e produção de relatos de recepção, que foram utilizados nesta pesquisa na parte de análise dos dados. A geração de dados se deu no segundo semestre de 2024. A partir deste estudo, foi possível perceber que a Estética da Recepção, aplicada no contexto de sala de aula, pode contribuir significativamente para a motivação da leitura de obras da literatura inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorando em Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas, na Linha de Pesquisa LP6 do programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO (2011), na linha de pesquisa Teoria da Literatura. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, trabalha com as disciplinas: Teoria Literária, Literatura Norte Americana e Língua Inglesa. Também professor efetivo do - COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER, com a disciplina de Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Línguas e Literaturas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Inglês, ensino de listening, speaking, writing and reading na escola pública e literatura estrangeira, literatura comparada e fantástica.

Publicado

2025-08-08

Como Citar

de Araújo, E. R. (2025). THE PICTURE OF DORIAN GRAY E SUA RECEPTIVIDADE EM AULAS DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 8(03). Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/560