THE PICTURE OF DORIAN GRAY E SUA RECEPTIVIDADE EM AULAS DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Estética da Recepção, Ensino de Literatura, Romance, Literaturas de Língua Inglesa.Resumo
O presente artigo visa, por meio da Estética da Recepção, discutir, problematizar e apresentar algumas considerações sobre o uso da obra The Picture of Dorian Gray, de Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, em aulas de Literaturas de Língua Inglesa. Com base nos construtos da Estética da Recepção, a presente pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio da observação de algumas aulas de Literaturas de Língua Inglesa II, do curso de Letras Português/Inglês, em uma unidade universitária do interior goiano, analisar a participação dos alunos e do professor da disciplina mencionada acima. A intenção foi apresentar aos dez alunos da disciplina a obra The Picture of Dorian Gray e motivá-los para a leitura e produção de relatos de recepção, que foram utilizados nesta pesquisa na parte de análise dos dados. A geração de dados se deu no segundo semestre de 2024. A partir deste estudo, foi possível perceber que a Estética da Recepção, aplicada no contexto de sala de aula, pode contribuir significativamente para a motivação da leitura de obras da literatura inglesa.