ELEMENTOS AVALIATIVOS NO DISCURSO DOCENTE SOBRE O EMPREGO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Fernanda Bomfim de Carvalho UEG/Docente

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional. Sistema de AVALIATIVIDADE. Subsistema de Atitude. TDICs.

Resumo

: As tecnologias digitais têm se consolidado como elementos transformadores das práticas sociais, comunicativas e educacionais, influenciando de modo significativo os modos de ensinar e aprender línguas. Apesar da crescente inserção dessas tecnologias na formação docente, desafios persistem em sua integração crítica e significativa ao currículo escolar, sobretudo em instituições públicas. Este artigo tem como objetivo analisar os recursos avaliativos presentes no discurso de professores de Língua Inglesa da rede pública de São Luís de Montes Belos – GO sobre o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday; Matthiessen, 2014), com ênfase no Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), especialmente no subsistema de Atitude, este texto identifica, nos relatos docentes, marcas de afeto, julgamento e apreciação que revelam tanto o reconhecimento do potencial das TDICs quanto as limitações enfrentadas em contextos educacionais precarizados. As análises evidenciam que a escassez de infraestrutura, como acesso limitado à internet e a equipamentos tecnológicos, e a insuficiência de formações continuadas que ultrapassem o uso instrumental dificultam a mediação crítica e reflexiva proposta por autores como Kenski (2012) e Moran (2013). Embora as tecnologias digitais ofereçam possibilidades inovadoras ao ensino de línguas, sua efetivação demanda condições materiais adequadas e investimento na formação docente crítica, para que se transformem em instrumentos de emancipação pedagógica e não apenas em recursos de entretenimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Bomfim de Carvalho, F. (2025). ELEMENTOS AVALIATIVOS NO DISCURSO DOCENTE SOBRE O EMPREGO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 8(03). Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/567