A CRIANÇA PRETA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

  • Sandra Rodrigues da Silva Rodrigues da Silva UEG/Discente
  • Wilson Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás/Docente

Palavras-chave:

Criança Preta, Livro Didático, História

Resumo

O artigo tem por objeto a representação da criança preta no livro didático. Com foco específico no Livro Didático de História do 5º ano do Ensino Fundamental I, essas fontes no permite compreender a ausência ou presença da criança preta na história. O objetivo do trabalho é construir para os debates sobre a diversidade e as questões étnico-raciais. Adotando uma metodologia qualitativa, nossa interpretação quer evidenciar como os materiais didáticos tratam o negro no processo de formação do Brasil e da identidade nacional. Tocando na problemática do racismo estrutural, lidamos com uma fonte, ou mesmo um material que dá base e possibilidade de pensar o eu e o outro. Afinal, quando as crianças têm contato com o conteúdo da respectiva série, encontram elementos que os auxiliam na formação do seu ser e modo de portar no mundo e na sociedad

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Sousa Gomes, Universidade Estadual de Goiás/Docente

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Rodrigues da Silva, S. R. da S., & Sousa Gomes, W. (2025). A CRIANÇA PRETA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA . Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 8(03). Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/565