PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E CRENÇAS DE PROFESSORES: A CORREÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA
Resumo
Alternativas que favoreçam o processo de ensino de escrita de Língua Inglesa são necessárias, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por professores de escolas públicas de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental. Existem muitos aspectos que contribuem para a aquisição de um idioma e dentre estes estão as crenças e os fatores afetivos presentes nas ações pedagógicas que influenciam ou não o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, o feedback corretivo se torna um dos mecanismos que pode ser utilizado, tendo em vista a perspectiva sociocultural da aprendizagem de Vigotsky. Ele encontra-se como uma opção precisa, figurando não como característica de correção, mas sim como uma possibilidade de provocar uma reação no aprendiz, fazendo com que ele perceba seus erros e possa corrigi-los. Assim, se pauta a presente pesquisa em compreender como se dá o processo de feedback corretivo da escrita em Língua Inglesa, em salas de aula de 6º a 9º anos do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do estado de Goiás, na intenção de observar as relações de crenças dos professores e a influência dos fatores afetivos no processo de ensino aprendizagem de um idioma. A realização do estudo se alicerça em pesquisa bibliográfica e de campo, observando situações voltadas ao ensino de línguas com teóricos que propõem discussões sobre os assuntos previamente citados. Dentre os quais se destacam: Francisco José Quaresma Figueiredo, Vilson J. Leffa, Joceli Rocha Lima, Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva, Ana Maria Barcelos, Vigotsky, entre outros.