O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA:
Uma análise da obra Onde vivem os monstros
Keywords:
Literatura infantil;, Desenvolvimento socioemocional, Criança., Onde vivem os monstros, Maurice SendakAbstract
A literatura infantil é uma ferramenta essencial na mediação entre a criança e o mundo, contribuindo para o desenvolvimento linguístico, emocional e social desde os primeiros anos escolares (Lajolo, 1991; Zilberman, 1988). Partindo dessa ideia, esta pesquisa tem por objetivo analisar de que forma a obra Onde vivem os Monstros, de Maurice Sendak (2009) contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, enfatizando a importância da literatura infantil no reconhecimento e no controle das emoções como raiva, medo e tristeza. A fundamentação teórica se apoia em autores como Abramovich (1997) e Coelho (2000) que reafirmam a relevância da literatura infantil no processo educacional, Vygotsky (1991), que enfatiza a importância da linguagem e da cultura na formação da consciência, e Bettelheim (2002), que ressalta o valor simbólico das histórias na resolução de conflitos internos. Além disso, a pesquisa adotará os princípios da Estética da Recepção, conforme proposto por Jauss (1994) e Zilberman (1998), com o intuito de compreender o leitor infantil como um sujeito ativo que constrói sentidos a partir da leitura da obra. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com base em uma pesquisa bibliográfica, e uma análise crítica da obra citada. Os resultados analisados, indicam que, a leitura de textos literários de qualidade proporciona a criança o seu desenvolvimento integral, além de construir uma postura crítica e reflexiva. Portanto, evidencia-se que, a literatura através da identificação com personagens e narrativas, podem ser um excelente recurso no desenvolvimento socioemocional da criança, permitindo que elas reconheçam, expressam e compreendam suas próprias emoções