DO ENSINO JURÍDICO REMOTO À EDUCAÇÃO JURÍDICA A DISTÂNCIA: ADAPTAÇÃO TRANSITÓRIA OU NOVA REALIDADE ACADÊMICA?

Authors

  • Susyanne De Brito Gonçalves Faculdade de Jussara
  • Victor Henrique Fernandes e Oliveira

Keywords:

Coronavírus; Ensino a distância; Ensino Jurídico; Ensino Remoto

Abstract

Durante muito tempo, o ensino jurídico associou-se à prática de aulas convencionais, ou seja, expositivas, ministradas de forma dogmática e presencial. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os acadêmicos se adaptaram às novas metodologias provenientes das orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para não propagação do Coronavírus – COVID-19. A partir de uma abordagem histórica acerca do ensino jurídico e buscando demonstrar as consequências advindas do contexto pandêmico, buscou-se investigar a relação (ou oposição) entre a tradicionalidade do ensino jurídico e as novas formas de tecnologia aplicadas no contexto educacional, em especial, o ensino remoto e o ensino à distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma revisão-bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa do tema, compreendendo-se que a pandemia afetou de forma direta ou indireta a sociedade, no entanto, mesmo com todos os contratempos ocorridos, esta também acarretou inovações para a sociedade. Estas inovações são exemplificadas com as novas metodologias empregadas pelas instituições de ensino diante da disseminação do Coronavírus e, no que tange o curso de Direito, verifica-se que há portaria regulamentadora sobre o Ensino à Distância mesmo após o contexto pandêmico.

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Published

2023-06-06

How to Cite

De Brito Gonçalves, S., & Henrique Fernandes e Oliveira , V. (2023). DO ENSINO JURÍDICO REMOTO À EDUCAÇÃO JURÍDICA A DISTÂNCIA: ADAPTAÇÃO TRANSITÓRIA OU NOVA REALIDADE ACADÊMICA?. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 6(03), 17. Retrieved from https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/378