DO ENSINO JURÍDICO REMOTO À EDUCAÇÃO JURÍDICA A DISTÂNCIA: ADAPTAÇÃO TRANSITÓRIA OU NOVA REALIDADE ACADÊMICA?
Palavras-chave:
Coronavírus; Ensino a distância; Ensino Jurídico; Ensino RemotoResumo
Durante muito tempo, o ensino jurídico associou-se à prática de aulas convencionais, ou seja, expositivas, ministradas de forma dogmática e presencial. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os acadêmicos se adaptaram às novas metodologias provenientes das orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para não propagação do Coronavírus – COVID-19. A partir de uma abordagem histórica acerca do ensino jurídico e buscando demonstrar as consequências advindas do contexto pandêmico, buscou-se investigar a relação (ou oposição) entre a tradicionalidade do ensino jurídico e as novas formas de tecnologia aplicadas no contexto educacional, em especial, o ensino remoto e o ensino à distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma revisão-bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa do tema, compreendendo-se que a pandemia afetou de forma direta ou indireta a sociedade, no entanto, mesmo com todos os contratempos ocorridos, esta também acarretou inovações para a sociedade. Estas inovações são exemplificadas com as novas metodologias empregadas pelas instituições de ensino diante da disseminação do Coronavírus e, no que tange o curso de Direito, verifica-se que há portaria regulamentadora sobre o Ensino à Distância mesmo após o contexto pandêmico.