A desarmonia estética através da poluição visual
uma análise no centro urbano da capital do Ceará
Palavras-chave:
Comunicação, Poluição visual, Publicidade, SociedadeResumo
Recursos de comunicação visual como os outdoors quando alocados de forma planejada atrelado com as estratégias de marketing, como o design dos elementos, contrastes de cores e a iluminação de LED, são características que influenciam no consumo do comércio. Cidades como Nova York e Tóquio são conhecidas mundialmente pela presença de distritos comerciais com exacerbada quantidade de anúncios publicitários em conjunto com o jogo de luzes presente nestes locais. Entretanto, o excesso desses elementos impacta tanto em questões sociais como ambientais devido a poluição visual. Sabendo-se disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos causados à sociedade e ao estado natural do local devido a poluição visual na cidade de Fortaleza - Ceará. Utilizou-se como metodologia a coleta de dados através de registros fotográficos, onde foi possível mensurar os efeitos causados à sociedade pela poluição visual no ambiente. Devido a esta pesquisa, foi possível constatar que elementos de poluição visual são facilmente encontrados em todos os pontos da cidade, apesar de concentrar-se nos centros comerciais. Identificou-se através deste estudo a presença de poluição visual através de pichações em patrimônios públicos e privados, excesso de fiação aérea, divulgação publicitária comercial através de outdoors e telões de LED, acarretando em danos no estado natural do ambiente e prejudicando, portanto, aspectos ambientais e sociais.