O O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA CULTURA E DA INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Evandro Rosa de Araújo Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Fluxos Linguístico-culturais. Decolonialidade. Languaculture.

Resumo

O presente trabalho focaliza a teoria de fluxos linguístico-culturais em sala de aula, incluindo a questão da languaculture, e discorre sobre a intervenção do professor ao usar como base teórica a decolonialidade. Dessa forma, entendendo que a sala de aula de língua inglesa apresenta-se como um espaço em que os fluxos linguísticos e discursivos acontecem a todo instante, busca-se, por meio do relato de experiência de um professor de língua inglesa de um colégio estadual de uma cidade do interior goiano analisar a sua prática pedagógica e entender como se configuram os elementos citados. Para a fundamentação teórica, buscou-se apoio em Kransch (1993), Corbett (2003), Risager (2006), Aman (2015), Mignolo (2018) e Walsh (2018), dentre outros. Os dados levantados mostram que um professor, ao desenvolver a sua prática de ensino, precisa entender que tem em mãos um fluxo linguístico complexo e sensível, por isso, ao planejar suas aulas, deve ter em mente a grande gama cultural de seus alunos e do contexto histórico-social em que a escola está inserida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorando em Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas, na Linha de Pesquisa LP6 do programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO (2011), na linha de pesquisa Teoria da Literatura. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, trabalha com as disciplinas: Teoria Literária, Literatura Norte Americana e Língua Inglesa. Também professor efetivo do - COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER, com a disciplina de Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Línguas e Literaturas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Inglês, ensino de listening, speaking, writing and reading na escola pública e literatura estrangeira, literatura comparada e fantástica.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

de Araújo, E. R. (2022). O O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA CULTURA E DA INTERCULTURALIDADE. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 5(03), 19. Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/328