TRAÇOS ORAIS EM TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:
UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Marcas orais. Língua Materna. Produção Textual.Resumo
A pesquisa tem por objetivo observar as aulas de Produção Textual no 9º ano do Ensino Fundamental II, visando compreender o contexto em que essas produções são elaboradas, de modo a evidenciar se há presença de marcas orais na produção escrita dos sujeitos pesquisados. Este assunto é relevante, pois a temática surgiu pelas observações realizadas durante a docência nas aulas de Língua Portuguesa, nas quais foi percebida a necessidade de avaliar como a língua materna influencia na escrita dos alunos. Embora as orientações apontem para um ensino de produção textual pautado na perspectiva funcional, esse artigo vem abordar como a língua oral se insere na produção escrita. Para que este estudo seja realizado, a metodologia escolhida é o estudo de caso, com foco na pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, porque são os métodos que se ajustaram ao propósito do trabalho. Assim, a presente pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bortoni (2014), Fonseca (2009), Marcushi (2001), Perini (1989), Travaglia (1997), Turato (2003) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Nesse estudo, compreendemos a forma como os traços orais se inserem nas produções textuais dos alunos do 9º do Ensino Fundamental.