TRAÇOS ORAIS EM TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • RENATA HERWIG MORAES SOUZA Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Marcas orais. Língua Materna. Produção Textual.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo observar as aulas de Produção Textual no 9º ano do Ensino Fundamental II, visando compreender o contexto em que essas produções são elaboradas, de modo a evidenciar se há presença de marcas orais na produção escrita dos sujeitos pesquisados. Este assunto é relevante, pois a temática surgiu pelas observações realizadas durante a docência nas aulas de Língua Portuguesa, nas quais foi percebida a necessidade de avaliar como a língua materna influencia na escrita dos alunos. Embora as orientações apontem para um ensino de produção textual pautado na perspectiva funcional, esse artigo vem abordar como a língua oral se insere na produção escrita. Para que este estudo seja realizado, a metodologia escolhida é o estudo de caso, com foco na pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, porque são os métodos que se ajustaram ao propósito do trabalho. Assim, a presente pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bortoni (2014), Fonseca (2009), Marcushi (2001), Perini (1989), Travaglia (1997), Turato (2003) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Nesse estudo, compreendemos a forma como os traços orais se inserem nas produções textuais dos alunos do 9º do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-21

Como Citar

MORAES SOUZA, R. H. (2020). TRAÇOS ORAIS EM TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 3(03), 19. Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/122