Impactos e desafios com a nova obrigação acessória EFD – REINF
Palavras-chave:
EFD-Reinf, Contabilidade Digital, Gestão TributáriaResumo
Este trabalho tem como principal objetivo discorrer sobre impactos e desafios enfrentados por contadores e contribuintes no cumprimento das obrigações acessórias após a implementação da EFD-Reinf. O estudo se propõe a evidenciar que a utilização da tecnologia nos sistemas de gestão tributária propiciou mudanças significativas nas rotinas contábeis, simplificando a integração entre Fisco e Contribuintes de forma eficiente e segura. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é o instrumento que reúne as diversas escriturações fiscais e comerciais das empresas em formato totalmente digital, sem a necessidade de utilizar qualquer documento impresso. A EFD-Reinf é um módulo do sistema SPED que fornece informações a respeito das retenções em serviços prestados ou tomados mediante cessão de mão de obra, essa ferramenta permite que as informações prestadas tornem-se transparentes e concede ao Governo maior controle de fiscalização por meio de cruzamento de dados dos registros contábeis e fiscais, eliminando a possibilidade de fraudes. Este sistema vigora desde 2017 e ainda se encontra em fase de implantação, desse modo, ainda não está obrigada a todos os tipos de empresa. Apesar das dificuldades de adequação dos profissionais à EFD-Reinf, é possível observar que houve melhora no cumprimento das obrigações acessórias por parte dos contribuintes, pois a simplificação nos processos permite que as informações cheguem ao Governo de forma segura, completa e em menos tempo. Tal modernização exige conhecimento técnico por parte dos profissionais, visto que o uso das ferramentas digitais no segmento contábil será cada vez mais comum, e para obter êxito em suas funções o profissional deve saber se adaptar a essa nova realidade.