Auditoria Tributária e Fiscal, estudo sobre o Imposto de Renda (IRPJ) nas empresas do lucro real e lucro presumido, do ramo de distribuição de combustível.

Autores

  • THIAGO ROCHA FACULDADE DE JUSSARA - FAJ

Resumo

O papel da Auditoria dentro das empresas é auxiliar na verificação da veracidade dos resultados contábeis. Entre as principais finalidades da auditoria, destacamos a análise e comparação de cada departamento dentro das instituições, sendo capaz de apresentar informações com segurança e transparência a fim de solucionar problemas ocorridos dentro das organizações, suas devidas causas e possíveis soluções. A auditoria tributária e fiscal analisa se todas as obrigações tributárias e fiscais estão sendo recolhidas de maneira correta, afim de evitar multas, por falta do recolhimento correto dos devidos impostos a pagar. Assim o artigo se justifica em detrimento da relevância do tema, onde sua problemática tenta melhor entender qual a diferença da mensuração do IRPJ das empresas do lucro real e lucro presumido, do ramo de distribuição de combustível. Seu objetivo é comparar e proporcionar um melhor entendimento sobre as empresas do ramo de distribuição de combustíveis, com o foco nas empresas optantes pelo regime tributário do Lucro Real e Lucro presumido abordando a aplicação do IRPJ. Seu desenvolvimento foi feito com base em pesquisa bibliográfica a partir de levantamentos de referências teóricas encontradas, analisadas e publicadas em artigos, livros e sites. Conclui se que a auditoria se tornou ferramenta indispensável para as organizações, sem ela não teríamos a verificação das informações contábeis a fim de reconhecer a autenticidade das informações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

ROCHA, T. (2020). Auditoria Tributária e Fiscal, estudo sobre o Imposto de Renda (IRPJ) nas empresas do lucro real e lucro presumido, do ramo de distribuição de combustível. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 3(04), 11. Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/140