A INFLUÊNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL
Resumo
A auditoria interna apresenta grande relevância no processo decisório organizacional, demostrando de que maneira seus procedimentos auxiliam a administração da empresa. Com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, com a chegada de empresas estrangeiras, a competitividade no mercado e o desenvolvimento tecnológico utilizado pelas organizações para desempenhar seu sistema operacional, trouxe o surgimento de possíveis erros e falhas, que antes passavam despercebidos, justamente por não se ter total controle sobre a operações, podendo causar problemas futuros, dito isso, fez-se com que as empresas buscassem uma forma mais eficiente de monitorar seu planejamento operacional e suas atividades executadas. As empresas atualmente buscam alcançar seus resultados de forma eficiente e eficaz, deste modo necessitam de um controle interno mais rigoroso e detalhado, onde são controladas e acompanhadas todas as movimentações contábeis, verificando se os processos internos e as políticas estabelecidas pela empresa estão sendo realizadas corretamente, assim, a auditoria interna, além de averiguar possíveis erros e fraudes cometidos nas transações contábeis, ampara a gestão organizacional em sua tomada de decisão, minimizando também alguns custos e despesas da entidade, proporcionando um melhor desempenho empresarial. No trabalho exposto são apresentados conceitos de auditoria, o surgimento e evolução da auditoria interna, os tipos de auditoria sendo auditoria externa e interna, com ênfase na auditoria interna, as características inerentes ao auditor interno, no qual é profissional habilitado para desenvolver a auditoria interna, de que maneira a auditoria interna contribui para a melhoria organizacional e de que forma a auditoria interna auxilia a administração em seu processo decisório.