ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA JURÍDICA CORRELATA AO TRABALHADOR DO AGRONEGÓCIO, HORAS “IN ITINERE”: REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017)

Autores

  • Cláudia Elaine Costa de Oliveira direito@unifaj.edu.br Costa de Oliveira Faculdade de Jussara - FAJ

Palavras-chave:

Agronegócio. Dignidade Humana. Horas “In Itinere”. Reforma Trabalhista.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo escalonar a legislação trabalhista em relação à análise epistemológica jurídica correlata ao trabalhador do agronegócio, hora in itinere: Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), tendo em vista a dificuldade de acesso a empreendimento agropecuários e até a ausência de transporte público na área rural brasileira, as horas in itinere têm sua relevância no universo trabalhista do agronegócio, com potencial implicação em horas extraordinárias e inclusive, na caracterização do trabalho em condições análogas à de escravo. Busca-se por meio de abordagem qualitativa e coleta de dados essencialmente bibliográficos, analisar o processamento do dano extrapatrimonial antes e pós Reforma Trabalhista. O sistema de tarifação é vedado pela Constituição Federal de 1988, ensejando, portanto, possível inconstitucionalidade da nova legislação, uma vez que está contrariaria o princípio da dignidade humana, da razoabilidade proporcionalidade, bem como da isonomia. A referida inconstitucionalidade foi questionada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3082 junto ao Supremo Tribunal Federal, ainda sem julgamento por aquela Corte. Inobstante a ausência de apreciação de mencionada ADI constatou-se evidente inconstitucionalidade sobre a matéria legislada, configurando, portanto, um desequilíbrio na relação jurídica em desfavor do trabalhador.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Como Citar

Costa de Oliveira, C. E. C. de O. direito@unifaj.edu.br. (2022). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA JURÍDICA CORRELATA AO TRABALHADOR DO AGRONEGÓCIO, HORAS “IN ITINERE”: REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017). Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia - REIVA, 5(02), 16. Recuperado de https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/306